Psyllium tem ação laxativa suave, pois capta água e aumenta o tamanho do bolo fecal. Em estudos realizados demonstrou também possuir a propriedade de reduzir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom).
É indicado como complemento em dietas de emagrecimento. Quando ingerido antes das refeições pode reduzir o apetite, proporcionando um atraso no esvaziamento gástrico e aumentando a sensação de saciedade.
Psyllium também tem a função de ligar-se às moléculas de carboidratos simples impedindo sua absorção a nível intestinal.
Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico e por estudos que comprovam a ação dos mesmos, conforme descrito nas referências bibliográficas. Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.
Toxicidade/Contraindicações:
O psyllium não apresenta qualquer efeito tóxico.
Contraindicado em casos de cólicas abdominais de origem desconhecida, constrição ou estenose intestinal. Diabetes mellitus onde o ajuste de insulina é difícil.
Como o efeito laxante se dá pela absorção de água a nível intestinal, deve-se elevar o consumo de líquidos durante o uso de psyllium. Caso surgirem reações indesejáveis, suspender o uso. Doses excessivas podem diminuir a absorção de cálcio, ferro, zinco e cobre.